terça-feira, 11 de junho de 2013

Sobre foda




Sobre foda
Silvia Britto

Aviso aos tarados de plantão que este não se trata de um texto pornográfico.
Parece que consigo ouvir em uníssono do outro lado da tela:
-“Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!”
Sinto muito. Um dia talvez me arrisque a colocar um de meus ensaios sensuais aqui para ser testado por vocês. Mas muita água ainda precisará rolar para que isso aconteça.
Mas voltando à foda, trata-se principalmente de uma análise ortográfica.
Sei que o verbo correto é FODER, assim mesmo, grafado com “o”. Mas caiu na boca do povo o bom e velho FUDER. E é isso que se escuta por aí. “Vá se fuder!” , “Tá fudido!” ou simplesmente, “Fudeu!!”.
Eu sou uma das que se recusam a escrever “fodido”. Acho que enfraquece o propósito da causa. Dizer que estou fodida parece-me algo tão superficial e fora da realidade do sentimento quanto chamar os juízes das partidas do meu Fogão de “boboquinhas”. Nada melhor do que um alto e sonoro “VÁ SE FUDER!”, para lavar a alma e desobstruir o coração.
Porém, como amante da nossa língua, não posso deixar de notar a nossa incoerência. Ora, se mandamos alguém “se fuder”, não deveríamos também dizer que tal pessoa é “fUda”? Ou ainda, quando algo nos desagrada, o certo não seria dizer “fUda-se”?
Pois é. Hoje acordei com essa questão de consistência ortográfica a perturbar-me os genes gramaticais. Cheguei à conclusão de que não há conclusão. 
Se para o Aurélio o certo é “FODER”, para mim continuará sendo eternamente “FUDER”! Ele que fique com sua foda! Eu continuarei com a minha fuda! Ou não! Quer saber? Já deu desse papo! Desejo a todos uma foda bem “fuderosa”. Pra não perder a intensidade da coisa...
Fui! Ou Foi! Aí, tanto faz!


9 comentários:

  1. A abertura do'U' é o arrombamento da redondeza do "O".

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKK! E diga-se de passagem, que o de bêbado não tem dono, né, Mau? Beijo, querido!

    ResponderExcluir
  3. Foda mesmo é dizer "as fotinhos". Me recuso terminantemente! Beijo, Zoião!

    ResponderExcluir
  4. É!!! Tinha que ser OS fotinhos, né, Clarinha??? Beijos, minha linda!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este seu texto tá 'phoda' de bom!!!... Adorei suas 'elucubrações' sobre o tema!... rsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  7. Poxa, Edu! Quanta honra receber esse elogio tão bacana de uma pessoa tão "fudona" quanto você! Às vezes me acho uma boboca escrevendo, rsrsrs. Mas se as pessoas gostam, das duas uma: não sou tão boboca assim ou as pessoas é que são! Acho que é mais a primeira! Beijo, querido!!

    ResponderExcluir