quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lição de Português

Licão de Português
Silvia Britto

Transcrevo aqui um diálogo que aconteceu entre mim e minha filha há coisa de alguns anos.
Ela me pediu para ajudá-la com a lição de Português e o tópico era :Verbo Intransitivo X Verbo de Ligação.

- Filha, o intransitivo traz o sentido completo, não precisa de complemento.
Quer um exemplo? "Ele saiu".
Precisa de algum complemento para o sentido estar completo?
- Precisa mãe: ele saiu PARA ONDE?
- Mas aí já é curiosidade sua, né? Você precisa saber aonde ele foi?
-Ué!! Então, por que é que quando você diz : "ele precisa DE QUÊ?" não é curiosidade e sim OBJETO INDIRETO?
-Ai meu Deus! Presta atenção. Se eu digo: "ele precisa" você entende tudo? Não, né? Fica faltando alguma coisa.
Agora, se eu digo "ele saiu" você entende o que aconteceu? Sim !!!
-Tá bom. E o verbo de ligação?
- Ah! Esse pode ser retirado da frase e você continua entendendo o sentido. Quer ver?
"Ele estava feliz". Se eu retirar o "estava", você continua entendendo que ele estava feliz.
- Mas aí parece índio falando: "Ele feliz"!
Então, posso concluir que verbo de ligação é quando se pode falar como índio?
Índio não sabe o que é verbo de ligação?
    E o pior é que eu não podia usar a máxima de todas as mães do "É PORQUE É!".
Afinal, estávamos estudando para um teste e o professor, com certeza, não iria aceitar essa resposta.
Pobres dos filhos que por tantas vezes têm que aceitá-la como verdade mais do que absoluta.
    Pelo menos ela entendia a diferença entre adjetivo e advérbio.
Então, pude simplificar com uma dica que às vezes funciona para mim:
- Depois de VL vem adjetivo e depois de VI, advérbio!
    Que me perdôem os professores de Português!

2 comentários:

  1. "Não é curiosidade, é objeto indireto"... Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo de você, meu querido, esse "gostei" é uma honra! Beijo grande, Luz!!

      Excluir