segunda-feira, 10 de junho de 2013

Encontro com Lucas


Encontro com Lucas
Silvia Britto

Hoje, apesar de meu joelho dolorido e machucado, resolvi aventurar-me em um rápido passeio à pet shop com a Ritinha, com a finalidade de comprar-lhe um almoço especial por ocasião de seu aniversário de um ano conosco.
Inicialmente, fiquei cabreira, pois minha amiga é conhecida pelos seus rompantes descontrolados de afeto por quase todos que cruzam seu caminho na rua. E haja força para conseguir controlar seu amor. No estado em que estou, poderia facilmente piorar minha situação. Mas como é de minha natureza, ousei.
Qual não foi o meu espanto ao deparar-me com um lado da minha bebê de quatro patas até então desconhecido para mim. Quem saiu comigo foi uma Ritinha dócil, vagarosa e que parecia a todo momento perguntar-me se estava tudo bem. Só perdeu a linha quando um casal de pombos resolveu passar vagarosamente e desavergonhadamente bem na frente do seu focinho. Ah! Tivessem dó! Provocação tem limite!
Mas como sempre, ao encontrar pessoas desavisadas que tentavam brincar com ela, ainda estava pulando, lambendo e quase derrubando as pobres criaturas. Impossível essa pestinha! Mas eis que surge como que do nada, um garotinho de lá seus oito aninhos, franzino, carregando uma mochila nas costas maior do que ele, a caminho da escola: Lucas.
Lucas aproximou-se como que magnetizado pela visão da Ritinha e eu pensei: “Ferrou!”!  Ele chegou de mansinho e fez um afago na cabecinha dela que, para meu espanto, aceitou aquele carinho com uma docilidade e ternura até então desconhecidas para mim. Ainda perplexa, perguntei ao pequeno Lucas:
- Como você  conseguiu que ela não pulasse em você e te jogasse no chão?!
E ele, com um sorriso tão encantador que ficará para sempre tatuado em minha memória, respondeu:
- O segredo é simples...  É só fazer um carinho bem de levinho na cabecinha dela... Assim como se fosse uma cosquinha!
E seguiu seu caminho feliz rumo à escola, onde acho que tem muito mais a ensinar do que aprender. Valeu, Luquinhas!

3 comentários:

  1. Parabéns à Ritinha e sua vó coruja. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Zé. Tenho certeza de que você sabe exatamente do que estou falando pois tem o Toy, seu fiel companheiro. Toy é outra grande paixão da minha vida. Beijos para os dois.

    ResponderExcluir
  3. Nossas amigas de 4 patas tem o instinto da maternidade, principalmente, quando se tratam de crianças e idosos... são muito delicadas e cuidadosas, por isso esse comportamento.

    ResponderExcluir