domingo, 29 de junho de 2014

Rio que te quero sendo!


Rio que te quero sendo!
Silvia Britto

Hoje eu acordei com um sentimento forte, desses que impulsionam-nos para fora da cama e que dão uma sensação de urgência no peito, como se a vida fosse muito curta e há muito a fazer. Abusada, como sempre, lanço mão de mais um dos meus milhares de neologismos para descrevê-lo. O que sinto é "CARIOQUISMO"! Rio que te quero sendo!
O Rio faz dessas coisas. Não há como resistir aos seus encantos, principalmente num lindo domingo de sol. Há um magnetismo lá fora que não deixa eu ficar aqui, quietinha, apenas lamentando a ausência enorme que sinto em meu coração. A cidade convida-me a levar minha saudade para passear.
E sempre que sou invadida por esse sentimento, vem-me à cabeça a linda canção "Valsa de uma cidade" da qual destaco um verso, que enche de alegria meu coração, maranhense, adotado por esta cidade maravilhosa:

"Vento do mar no meu rosto
E um sol a queimar... queimar!
Calçada cheia de gente
A passar e me ver... passar!"

Isso é o Rio de Janeiro! Cheiro de mar! Cheiro de gente feliz!

Mas como também sou do samba, não deixo de lembrar a letra maravilhosa de um samba da União da Ilha, Escola de Samba que, se não houvesse a Portela, teria uma grande chance de cortejar meu coração. É um samba que sempre me traz lágrimas de alegria aos olhos... Novidade! O que não me traz lágrimas aos olhos? Êita, mulher danada para transbordar pelo rosto!
Mas voltando ao samba, chama-se "Domingo", e o verso que destaco:

E o Rio, colorido pelo sol!
As morenas na praia
Que gingam no samba
E no meu futebol!

E é exatamente o que vou fazer agora! Gingar na praia aos batuques que vêm do mar!
Um sentimento maravilhoso de infância invade-me a alma! Vou pegar a minha pequenininha e vamos brincar de furar as ondas e tomar picolé de limão! Esse não é um programa para a linda mulher. Não se trata de um passeio para adultos. No máximo, ela poderá nos acompanhar para tentar resgatar um pouco o tom dourado que torna sua pele irresistível. Vaidosa, essa minha mulher... Faz questão de ver-se linda quando me olho no espelho.
Antes, um café da manhã com tapioca quentinha, feita por mim e para mim, para manter aceso meu lado nordestino, enquanto danço, livre, na cozinha, ao som da valsa e do samba que compartilhei com vocês!

Bom dia, bom domingo e bom Rio!

Rio que te quero sendo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário