terça-feira, 17 de junho de 2014

Orgulho Tupiniquim


Orgulho Tupiniquim
Silvia Britto

Hoje eu fui ver o jogo Brasil x México na praia de Copacabana, ou seja, no centro do universo nesses dias de Copa do mundo. Fiquei encantada com o que vi. Pessoas de várias nacionalidades confraternizando, comemorando como se o mundo inteiro fosse uma só irmandade.
A atmosfera contagiava pela sua alegria infantil e tranquila.Éramos milhares de crianças brincando de futebol, uma das coisas que mais amo no mundo, depois de namorar. E eu estava só. E ao mesmo tempo não estava só. Sentia-me inundada por uma felicidade inexplicável. Sentia falta do meu amor mas percebia que as pessoas à minha volta me acolhiam como eu as acolhia também.
Chorei e emocionei-me ao cantar o Hino Nacional com toda a força dos meus pulmões e do meu coração. Encanteii-me ao pedir que meu amiguinho chileno, de 10 aninhos, Juan, tirasse a foto que ilustra este texto. Engraçado quando se tem a certeza de que para sempre faremos parte da memória de alguém. Assim serei eu para o pequeno Juan, que apaixonou-se pela minha alma moleca e brincalhona. Isso é vida, isso é encontro, isso é felicidade de viver.
Saí no meio do primeiro tempo, pois não conseguia assistir ao jogo de forma satisfatória. Como há gente alta no mundo! E fui andando, pelo meio da rua, Avenida Atlântica, sem carros, pés descalços, daquele jeito que faz com que  a gente sinta como se o mundo nos pertencesse, sabem como? E, de molecagem, inseri-me nas fotos dos turistas, entoei os cânticos dos Hare Krishnas que ali estavam tentando expandir a sua paz, tirei fotos para casais apaixonados e segui feliz, pela estrada do sol, com o calor do astro rei a aquecer-me a alma. Fui assistir ao segundo tempo na casa de uma amiga querida, minha mais nova irmã e amiga de infância, que acolheu-me no seio da sua linda família.
Tudo isso faz com que eu entenda e tenha a resposta para as pessoas que sempre me perguntam porque retornei ao Brasil depois de nove felizes anos em Londres, Inglaterra. Voltei por isso, porque sou brasileira, com muito orgulho, com muito amor. Aqui encontrei o amor, a mim mesma e a minha felicidade. Vamos Brasil!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário