domingo, 20 de julho de 2014

Eu amo feiras livres


Eu amo feiras livres
Silvia Britto

Eu amo feiras livres! Procuro ir sempre que possível.
Sempre me dão a sensação de ter aterrizado em um mundo ideal. Obviamente, o capitalismo corre solto, mas não é o dito "selvagem". Temos poder de barganha, de ajustes, de ofertas, de mudar o preço da mercadoria dependendo da hora do dia e do humor do comerciante ante às nossas lamúrias e tiradas bem-humoradas.
Lugar pra lá de democrático, onde há mistura de classe, idade e raça. O desfile de patroas, empregadas, velhos, crianças, homens, mulheres, negros, brancos, mulatos, gordos, magros, ricos e pobres, fazem com que o mundo pareça ser um lugar simples e sem preconceito, como deve ser a vida.
Biologicamente falando, também é um presente ao corpo, que tem todos os seus sentidos aguçados em uma profusão de cores, odores, sabores, barulho e vida! A beleza dos produtos da Mãe Terra é, cuidadosamente, exposta de forma irresistível e artística, como nos mais belos quadros dos museus de Paris..
Barracas de peixes e frutos do mar mostram a diversidade presente em nossos mares. Flores de diversos tons e odores remetem-nos a uma terra de sonhos. Frutas suculentas e apetitosas fazem-nos pensar que o Paraíso é aqui. Isso sem falar no irresistível pastel, acompanhado de um delicioso e gelado caldo de cana, que não pode nunca faltar.
Não bastando a beleza da coisa, também saio com a mente leve depois de tantas risadas, ao escutar as frases espirituosas dos comerciantes, inundando de humor as nossas manhãs. Colecionei algumas dessas e compartilho-as com vocês agora. Afinal, a alegria é para ser compartilhada! Aqui vão:

- Tem promoção e pramocinha também!

- Olha a mandioca do negão!

- Ô, João! Como é teu nome mesmo? ( um comerciante provocando o outro, berros, claro!)

- Você é do sul? Só se for do ÇUARÁ ( Um pergunta pro outro, inconfundivelmente nordestino, aos berros novamente!)

- Moça bonita...queralho, queralho, queralho roxo pra temperar o feijão???

- Leva limão pra passar no rabo... do peixe!

- Essa banana está a preço de banana!


Não são de uma genialidade sem par? Pois é, um espetáculo à parte, ao vivo em cores e gratuito. 
E deixa eu sair que hoje é domingo, dia de feira numa rua aqui pertinho e o espetáculo já começou!

Bom domingo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário