segunda-feira, 14 de julho de 2014

Fim de papo!


Fim de papo!
Silvia Britto

Vamos e convenhamos! A Copa pode ter sido um fiasco para o Brasil, mas foi um grande sucesso para todas as demais seleções! 
Tirando a Itália, que saiu antes da hora, as equipes que ficaram nos brindaram com excelentes jogos, emocionantes e lindos de se ver! Parecia até concurso de Miss, onde todas são lindas e nos deixam a árdua tarefa de escolher qual a mais bonita! No final, venceu a tradição, o tempo de estrada e a experiência!
Infelizmente, o sonho do Hexa em casa foi-se no momento em que a Alemanha “pintou o sete” em nosso quintal. Contudo, se formos frios e analisarmos bem o que se passou, até que fomos longe demais! 
O Brasil estava irreconhecível em campo, sem craques, sem jogadas de grupo, sem conexão entre ataque e defesa... Enfim, essa é apenas a minha visão de amante de futebol sem muito embasamento tático ou técnico para poder expressar melhor a minha opinião. O que nos moveu até a semifinal foi a energia positiva de nosso povo! 
Fato é, que o Brasil só me emocionou na hora do hino, em que chorei, patrioticamente, todas as vezes que o escutei. Em campo, só me deu medo, apreensão e tristeza de ter que compactuar com a frustração das milhares de crianças que ainda não sentiram na pele o que é ser o “rei do futebol”, esporte mais que amado por todos nós, brasileiros. Eu já vi isso acontecer por 3 vezes e é uma sensação maravilhosa. 
Lógico que isso não muda em nada os rumos políticos do país. Eu não acredito nisso! Em 98, perdemos e Fernando Henrique reelegeu-se e. Em  2002, ganhamos e o mesmo Fernando Henrique não conseguiu colocar seu candidato no poder... Qual a lógica então?
Os do contra vão dizer que não foi uma festa para o povo pelo preço exorbitante dos ingressos nos estádios. Mas, ei! Eu também não fui capaz de obter um ingresso! E como eu, quase ninguém que eu conheço, seja pelo preço salgado ou pela indisponibilidade e dificuldade de comprá-los legalmente.
Pois esses pessimistas que me perdoem mas, no final, quem lucrou mesmo foi o povo brasileiro, com suas cidades inundadas por turistas sorridentes e encantadores, num misto de costumes e tradições. O povo que não tem dinheiro para ir ao mundo, teve o mundo vindo até ele.
Também foi um presente aos amantes do bom futebol. Só temos a agradecer aos deuses do gramado pelas belíssimas partidas de futebol sério, moderno e objetivo com que nos brindaram.

Essa será a Copa que deixou saudades, para o bom e para o inexplicável...

Perder de 7 x 1 ! Quem diria, hein, Brasil!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário