quarta-feira, 15 de maio de 2013

Patrimônio triste


Patrimônio triste

Silvia Britto

Acabei de chegar de duas semanas de férias em minha terra, São Luis, MA.
Confesso que voltei com vontade redobrada de mandar cortar o pasto da Roseana, pra ver se ela emagrece, e de combinar com a faxineira pra usar uma cera no chão daquelas poderosas, tipo quebra-chifre-de-corno, na mansão da clã bigoduda.
Estamos em último ou penúltimo lugar no IDH. Principais TV, jornal e rádio são da máfia bigoduda.Votos no interior valem 50 reais. Ruas esburacadas. Patrimônio histórico(????) depredado...
Para inglês ver, temos alguns metros quadrados no centro da cidade de São Luis, o Projeto Reviver. Algumas lojinhas de produtos locais, cachaças e parvos prédios azulejados. E está aí o que é necessário para manter o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.
São Luis cresce sim. Mas às custas de empresários que constroem shoppings de fazer inveja aos do Rio e São Paulo, bares em torno da Lagoa e afins, tudo para justificar o passeio dos turistas à terra abandonada.
E o povo segue, se empanturrando de farinha d'água e Guaraná Jesus e dizendo amém, com os olhos fechados à crescente violência da antes tão pacata cidade.
Aí dizem que o povo é burro por não saber eleger. O povo é burro não! O povo é faminto, é carente, é ignorante. É impotente. E assim, a máfia corrupta prospera.
Melhor parar por aqui pra não vomitar...
Que fiquem apenas as boas lembranças da família querida e do gostinho dos saborosos caranguejos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário