segunda-feira, 25 de novembro de 2019

É do inferno que se vê o paraíso


É do inferno que se vê o paraíso
Silvia Britto 

Os conceitos de paraíso e inferno são  antagônicos e complexos. Não cabe aqui um aprofundamento filosófico sobre eles, tarefa árdua e impossível para poucas linhas. O objetivo é tentar perceber sua função no nosso mundo contemporâneo e o controle que exercem sobre o nosso comportamento.  
Sempre mais desejado, o paraíso é um espaço atraente e virtuoso, repleto de flores, lagos azuis, crianças sorrindo e amantes se abraçando. Com um pouco de boa vontade percebe-se que o paraíso é aqui, é agora. A ele não é dado o seu devido valor e, quase sempre, tende a passar despercebido na correria caótica do nosso dia a dia.  
Por outro lado, o inferno é um lugar temido, de trevas infinitas, de doenças, de sofrimento e de competição desenfreada. Não é difícil perceber-se: o inferno também é aqui! É de onde se lamenta as oportunidades perdidas e a falta de coragem de enfrentar os medos antes que esses se transformassem em dragões invencíveis. É a privação completa das dádivas do paraíso. 
É exatamente no meio dessa privação que se dá valor ao que perdemos ou ao que não obtemos. A não ser que esse paraíso seja perdido, ele quase nunca é valorizado. É então que se chega a uma das maiores razões da ideia de inferno: é de lá que se vê o paraíso. Ou, pelo menos, é de lá que deveria vir o agradecimento pela nossa existência sem privações, a valorização do nosso paraíso, por vezes tão menosprezado.

4 comentários:

  1. Boa tarde! O inferno do meu ponto de vista é relativo, pois se tivermos consciência de que tudo nos é dado no tempo certo e, o que é dado, aproveitarmos sem medo de se arrepender se der errado, o inferno não é nada, não existirá monstros invisível e sim alegrias por termos aprendido algo novo.

    Só uma humilde opinião!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente o meu ponto! Tanto o inferno quanto o paraíso são aqui e agora! O "inferno" nada mais é do que uma oportunidade de crescimento e agradecimento pelo que temos. 😉😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, continue com sua escrita gostosa de ler

      Excluir
    2. Parabéns! Sua escrita é bem gostosa de ler.

      Excluir