segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Um nasce pra sofrer enquanto o outro ri

Um nasce pra sofrer enquanto o outro ri
Silvia Britto

Um nasce pra sofrer enquanto o outro ri...
É a pura verdade. Isso não quer dizer que sejamos sempre os que sofrem ou os que riem. Na verdade, todos nascemos para sofrer e para rir. Fazemos um pouco de tudo. Infelizmente, é do ser humano entender-se feliz baseado na infelicidade do outro. Mas, se fôssemos todos felizes, a arte não existiria, lindas canções não seriam criadas, lindas palavras não seriam ditas.
Não há como impedir o sofrimento de pessoas que, muitas vezes, dependem dele para crescer. Amar é ter coragem de ser feliz. É fazer da nossa petulância, o exemplo. Que vivamos sem pena dos que precisam enfrentar suas perdas para evoluir em sua estrada. Que não caiamos em armadilhas de competição e acomodação. Pena é um sentimento mesquinho e pobre, que não faz nada pela autoestima de quem se respeita e se gosta.
Que atire a primeira pedra quem nunca fez um filho, um amigo, um amor chorar. São pancadas que damos involuntariamente, quase num instinto de ajudar a crescer. Pancadas que libertam, pois fazem com que as pessoas aproximem-se mais do que realmente as faz felizes e deixem de ser pequenos seres parasitas da nossa felicidade e da nossa energia vital. Matam-nos quando nos têm como certos, objetos quaisquer em um canto de suas vidas. Sentem falta do que lhes convêm, não do que lhes completa. E isso é pura maldade. Eles não fazem por mal, mas por acomodação. E os culpados por isso somos nós, que nos deixamos usar e manipular, que alimentamos essa doença dependente da alma.
Ninguém é responsável pela felicidade de ninguém! Felicidade só tem valor se conquistada de dentro para fora. Magicamente, a partir do momento que nos libertamos para seguir nosso desejo, contagiamos os que nos cercam e lhes transmitimos um misto de coragem, admiração e agradecimento pela nossa verdade. Libertemo-nos para libertar, com coragem, sem mentiras e com muita vontade de colher os frutos bons que plantamos pelo nosso caminho. Eu mereço, você merece, todos merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário