sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Dar uma chance ao homem


Dar uma chance ao homem
Silvia Britto

Há uma condição inerente ao fato de sermos humanos que talvez nos tenha trazido ao nosso atual estágio de evolução como supostos soberanos do planeta. Essa condição é a capacidade que temos de conviver em sociedade, criando leis e obedecendo a regras imprescindíveis para tal convivência. Soma-se a ela, a capacidade que possuímos de darmos uma chance à nossa própria espécie de evoluir construtivamente. 
O homem sempre contou com sua sabedoria e arte de elaborar ferramentas para sobrepor-se ao resto do mundo animal. Nossas leis e tradições nada mais são do que ferramentas de convívio social. Todavia, será que fazemos uso delas com a inteligência devida? 
Por mais que haja impulsos de nos auto- entitularmos como animais racionais, paira uma dúvida no ar. Onde está a racionalidade das guerras iniciadas e das chacinas cometidas em prol de uma sociedade sangrenta e autoritária? Desde quando destruição é sinônimo de crescimento? 
Dar uma chance ao ser humano vai além de respeitarmos nossos vizinhos e nossa família. É a capacidade de aceitar o homem e os animais como seres irmãos. Cuidar do planeta como se cuida da nossa casa. Essas são talvez umas das principais regras sociais de convivência. E, para essas, não há de haver exceções se nosso objetivo é dar uma chance a nós mesmos de vivermos em um mundo justo e igualitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário