quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Rosh Hashaná - Feliz 5775!


Rosh Hashaná - Feliz 5775!
Silvia Britto

Hosh Hashaná é o Ano Novo judaico.
Dia em que todo o ciclo da vida é reiniciado com as colheitas nos campos. Relembra a criação do mundo e a sua tradução, do Hebraico, seria “cabeça do ano”. É um momento de introspecção, rezas e agradecimento. Momento de renovação de fé. É parte de um momento de crescimento espiritual e caridade.
À mesa, tem-se a challa redonda, o pão judaico, representando o círculo da vida. Maçãs são banhadas no mel, na esperança de que seja doce o ano que se inicia. Nas sinagogas escuta-se o toque da shofar, chifre de carneiro que, ao ser tocado, convoca à oração.
Tive o grande prazer de viver no seio de uma família judaica por 30 longos e lindos anos de minha vida. Hoje, não mais pertenço a esse seio acolhedor. Mas com 30 Hosh Hashanás no meu currículum, também aprendi a ser grata por tudo que a vida me deu e a ser receptiva a tudo que ela ainda tem a me oferecer. Um pedaço do meu coração ficou lá, com os Nadanovskys. Parte deles ainda carregarei comigo pelo resto da vida, nos olhos da minha linda filha, que não deixou a tradição morrer pelo fato de meu ventre não ser judaico.
Aprendi  com os Nadanovskys e  com esse lindo feriado judaico, a capacidade de tomar sempre decisões conscientes, de olhar para dentro de mim mesma, verdadeiramente, ver a minha própria vida e fazer as correções necessárias.
Hoje, meu pensamento e meu coração estarão lá, no seio dessa linda família, e a primeira lágrima do ano cairá. Não de tristeza, mas de renovação.
Shaná Tová a todos e que o toque do shofar ecoe em nossos corações durante todo o ano, lembrando-nos sempre de sermos o melhor que podemos ser.

Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário