quarta-feira, 21 de maio de 2014

Elogio matinal, para levantar o astral!


Elogio matinal, para levantar o astral!
Silvia Britto

Acabo de retornar de uma consulta médica, na academia, necessária para avaliação da capacidade do corpo de suportar os exercícios e seus impactos físicos. Fiquei imensamente feliz em receber também uma avaliação que transcendeu o físico e a ordem natural das coisas.
O médico, um senhorzinho de voz macia e simpática, de lá seus quase oitenta anos, iniciou os exames de praxe. Pressão arterial, inspire, expire, língua para fora, diga “A”, rosto para cima, olhos para um lado, olhos para o outro... Nesse momento ele parou e disse, não conseguindo ater-se às normas profissionais:

-Menina! Que olhos lindos você tem!

Agradeci, sorridente e disse a ele que os olhos foram feitos pela mamãe. Ele continuou dizendo que não estava falando da cor, que olhos verdes há aos milhares. Falava da expressão forte de vida que deles transbordavam. Em sua prática diária, cansava-se de examinar meninas ditas rainhas e princesas de academia, com corpos esculturais, mas que traziam olhos mortos e opacos em seus rostos de boneca.
Como não resisto a uma boa provocação, perguntei se ele estava me chamando de gorda e velha, ao citar as “meninas” e seus “esculturais” corpos e que já tenho 51 anos de idade! Ele não se intimidou e respondeu que a idade era o que menos se notava em mim. Meu corpo estava funcionando perfeitamente e meus olhos deixavam ver que minha alma era criança, não no sentido da imaturidade, mas no sentido da sinceridade.
Realmente, concordei, meus olhos não sabem mentir. Sou uma eterna moleca, petulante e corajosa, mais uma vez, citando palavras da minha mãe.
Ele terminou dizendo que meus olhos eram presentes de Deus e que eu dava orgulho a Ele por fazer bom uso dessa dádiva. Com olhos assim, você não apenas nunca envelhecerá como tornar-se-á eterna, disse-me o encantador doutor.

Saí da consulta feliz por ver que, de alguma forma, estou recuperando minha alegria e vontade de viver. Sei que elogio em boca própria é vitupério (não sabem o que é isso? Vão procurar no dicionário, seus folgados!), mas há muito que já me despi de falsas modéstias e comportamentos normais. Fui ao espelho do vestiário da academia e constatei a verdade das palavras do médico... Vai ter olhos lindos assim aqui em casa, menina!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário