quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Reflexões

Reflexões
Silvia Britto


Ando meio cansada desse papo de solidão. Gosto muito da minha companhia mas é muito difícil beijar-ME a boca. Também não dá para ter uma sensação nova e surpreendente quando EU mesma toco a minha pele...

Por instantes acreditei ter encontrado uma nova luz para iluminar meus dias, meu sorriso. Penso que me equivoquei. Chegamos a uma altura da vida em que, quando queremos alguma coisa, já temos experiência bastante para tentar realizar nossos sonhos. Ou não!!! E esse "ou não" é o que me mata!

Sempre entendi que na vida temos a opção de sermos alegres ou tristes. Como bem dizia o poetinha: " É melhor ser alegre que ser triste...". Fiz a opção de ser alegre. Mas como é difícil. Muitas vezes faço um esforço supremo, invisível aos outros, para seguir nesse caminho.

De tanto treinar, às vezes, a alegria me vem até como se fosse algo muito natural. Porém, em diversas ocasiões, é uma briga intensa e cansativa a que se trava dentro de mim. A tristeza tem garras poderosas e de tanto lutar com elas, saio toda ferida, arranhada, cansada.

Há momentos em que sinto uma solidão interna tão grande que tenho medo de perder-me no buraco negro da existência. Por mais que busque e receba a companhia de meus queridos, não consigo me livrar desse túnel escuro que também tem sua morada cativa dentro de mim.

Acho que é exatamente nessas horas que os crentes em Deus exalam uma grande confiança e possuem uma vantagem sobre os que não O tem como verdade absoluta. Imagino que quem O traz dentro de si, eterno e infinito, nunca se sente só. Terá sempre Sua companhia.Infelizmente, desde muito pequena, nunca consegui conceber a existência de Deus como verdade. Talvez tenha sido Ele quem nunca notou minha presença e nunca me convidou para brincar...

Minha visão de mundo é mais pragmática. Acredito que estamos aqui com a mesma função de uma formiga ou de uma samambaia. Assim como elas, temos que tirar o melhor proveito de nossa existência e viver da melhor forma possível. Isso inclui a relação com o universo ao nosso redor.

O homem foi dotado de duas poderosas armas: a consciência e a autonomia. Como é difícil administrá-las! Os pensamentos são livres, independentes. Levam-nos a lugares inimagináveis. Nem sempre prazerosos. Por essa razão temos que ter o discernimento de seguir nosso desejo. Ou não. Olha o "ou não" aí de novo! Que difícil tarefa separar sonhos de realidade. Impossível saber o que se passa nas cabeças de outrem. Isso, pelo menos para mim, é muitas vezes angustiante.

Como é sofrida essa necessidade de ser amada! Acho que é uma forma que encontramos para acreditar que tudo em volta é real: amam-me, logo existo.Tenho sentido-me um pouco flutuante sobre esse universo. Estou com saudade de sentir os meus pés no chão.

Torno-me desejo. Torno-me sonho. Torno-me saudade.

Só queria poder ouvir: " Eu te amo." Para que eu pudesse responder  alto e bom som:

" Também te amo, meu amor! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário