sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Texto sobre o texto



Texto sobre o texto
Silvia Britto

A primeira linha é o lugar ideal para se iniciar um texto. Pode parecer brincadeira, mas muitos resolvem, por alguma razão inexplicável, iniciá-lo na segunda linha. O primeiro parágrafo, também chamado de introdução, deve dizer a que veio de forma atraente e concisa para não afugentar possíveis leitores. É o que carrega o argumento principal que, neste caso, é o processo da escritura de um texto.

O segundo parágrafo traz o início da argumentação lógica que motivou a escrita. De preferência deve conter alguns exemplos para reforçar a teoria. Cuidado com as redundâncias e com a riqueza do vocabulário. Palavras como "coisa" são abominadas em qualquer texto que se preze. Atenção especial às concordâncias. Afinal, o objetivo é que o leitor chegue ao final da página com leveza e sem estresse.

Aqui, no terceiro parágrafo, seria bom trazer algum assunto polêmico para apimentar um pouco o argumento. Afinal, por que somos obrigados a escrever seguindo regras gramaticais e ortográficas onde o objetivo principal, que é a comunicação, é alcançado mesmo sem elas?

O quarto parágrafo é para os que acham que ainda há algo a ser dito que poderá interferir na força da ideia inicial. É hora de se fazer uma pequena revisão do conteúdo para checar a fluência textual e caminhar tranquilamente para a conclusão.

Finalmente chegamos a ela. A conclusão é onde fechamos o raciocínio. Onde tudo termina de forma lógica e coerente. Deve ter relação íntima com o primeiro parágrafo e talvez terminar com uma pequena frase de efeito. Tudo revisado e aprovado e chega-se a ele. Ao ponto. O ponto final.

2 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhhh que maraviiiiilha... ! Muito bom...!!!!

    ResponderExcluir
  2. A metida aqui, brincando com a nossa amada língua! Obrigada, querida!

    ResponderExcluir