quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tijolo é a mãe!


Tijolo é a mãe!
Silvia Britto

Muitas vezes, pego-me pensando em como a vida é esquisita. Leva e traz pessoas para o nosso convívio sem dar nenhuma explicação plausível. Só nos resta aceitar.
Fui muito bem casada por 30 longos anos da minha vida. Com esse casamento, acabei herdando alguns poucos e grandes amigos. Um deles, amigo de infância do meu então marido, deixou-me muitas saudades. Ríamos muito juntos e sinto falta do seu humor pastelão, bem do jeitinho que me faz rir até chorar.
Sempre que chegávamos a sua casa, já me cumprimentava com algo do gênero:

- Moreninha! Arrasou! Você hoje está uma mistura perfeita da Gisele Bündchen com a Zezé Macedo!

Obviamente, eu ia do Paraíso ao Inferno em questão de segundo e seguia achando-me a mais normal das criaturas. Mas não conseguia conter a gargalhada solta e gostosa que brotava em mim.
Para esclarecer um ponto que talvez tenha passado despercebido, "Morena" é um apelido carinhoso que começou na minha infância, adotado pelo meu ex-marido e por muitos amigos da época de casada.
Voltando ao texto, esse amigo também me dava sábios conselhos. Guardo um deles até hoje, com carinho para, quem sabe, usar um dia. Disse-me que, quando eu resolver escrever minha autobiografia, reserve, pelo menos, três capítulos para falar da minha delicada retaguarda de origem africana. Anotei e registrei.
Mas uma das coisas que mais me deixava ressabiada e irritada era o apelido, um tanto quanto peculiar, que ganhei dele certa feita. Conversávamos alegremente sobre relacionamentos, separações, mulheres dos outros, quando, de repente, ele me sai com a seguinte pérola:

-A Moreninha, para mim, é um tijolo!

Indignada, perguntei a razão do adjetivo um tanto quanto peculiar. Ele logo explicou. Perguntou-me se, por acaso, eu comia tijolos. Obviamente, respondi que não. Ele então completou dizendo: "Nem eu!". E a partir daí foi o que eu e sua ex-mulher tornamo-nos para ele e meu então marido: TIJOLOS!
Segui todos esses anos sentindo-me a mais assexuada das criaturas até que ontem, conversando animadamente com alguns queridíssimos novos amigos de infância, em um barzinho na night niteroiense, um deles, também dono de preciosíssimas pérolas que um dia eu conto, olhou bem pra mim e disse:

-Hum... Sei não. Você já percebeu que tijolo também tem buracos?

Caímos na gargalhada e um peso enorme retirou-se dos meus ombros! Ele está certo! Isso mesmo! E agora, quase 30 anos depois, eu posso, finalmente, responder, alto e bom som:

-Tijolo é a mãe, Maurinho!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário