quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Feliz Ano Juntos


Feliz Ano Juntos
Silvia Britto

Segue aqui um texto escrito há dois anos que, muito provavelmente, será repetido este ano.)

Meus queridos amigos, minha família do coração,

Antes de mais nada, a oração: 

Queria desejar-lhes um ano novo
Cheio de realizações e novos planos;
Que seus corações tenham sabedoria para poder optar;
E que continuemos sempre juntos;
Por muitos e muitos anos;
Até que a morte nos separe;
Amém.

Este ano, resolvi fazer uma coisa inédita na minha vida. 
Mais uma das muitas que não canso de buscar dia após dia. 
Tenho ainda muitas virgindades a serem perdidas.

Resolvi que passaria o ano sozinha. 
Eu e eu.

Meu plano é ficar com a mente bem aberta, na passagem do ano, 
captando e internalizando as energias positivas que cultivo com cada um de vocês. 
Consigo senti-las já. 
Mas quero um pouquinho mais. 
Quero aquela respiração a mais que nos torna mais "família”.
Que nos torna mais amigos-coloridos, fosforescentes, fúcsea-man.

Sabem o que é engraçado? 
Não envio isto a ninguém da minha família!
A não ser a uma pessoa cheia de luz.
Muito ciumenta de mim. Meu presente mais bonito.
Miss Vocês-Sabem-Quem!

Não envio aos de sangue ou aos afins. 
Até porque não tenho mais afins. 
Por enquanto, ninguém parece estar a fim de me proporcionar afins.
Isso apenas me mostra como vocês são importantes para mim. 
Ainda bem que há vocês. Minha família. A escolhida.
Os de coração.

Só, que para que eu receba suas energias, é preciso que vocês as enviem. 
Todo mundo alcançou?
Sei que é redundância pedir aos meus amigos que me desejem coisas positivas.
Até parece que é preciso que eu peça, não?
Mas vai quê, não é mesmo? 
Vai que vocês estavam cantando no chuveiro e não me ouviram  pedir  que me ajudassem neste projeto maluco.

O pedido é simples. 
E tem alternativas.

Um pouco antes da meia noite, no dia 31 de dezembro,
Vocês poderiam tentar lembrar-se de pensar em mim?
Se der, posso também pedir um abraço emocional bem apertado?
Pode ser bem rapidinho...

É. É estranho. É esquisito.
É muito esquisito!
Mas vocês, que me conhecem, sabem que posso ser assim mesmo. 
Esquisita. Estranha. “Amarela”.
Podem chamar de simpatia, superstição, maluquice, pirou-geral,
vamos-lá-resgatá-la, neo-bizarrice, exoterismo-nouveau,
Ou simplesmente "silvice". 
Caramba! Achei chique esse neologismo: silvice!!

E vamos às opções:

Aos que de tudo se esquecem, sempre:
Não se preocupem! 
Sei que vocês fariam um esforço sobre humano para tentar lembrar-se de mim, na hora combinada, e enviar-me as “tais” energias positivas.
Se lembrassem de lembrar!
Relaxem.
Lembrarei de lembrar quem vocês são.
Faço um "gato" emocional e vou buscar as “tais”, magicamente.  

Aos que de nada se esquecem, nunca: 
Relaxem! 
Vocês PODEM esquecer...
Isso não compromete a sua competência.
Eu sei que vocês são muito bacanas.
Podem falhar!
E isso se aplica a senhora também! 
Viu, Ms Silvia Helena?
Vocês já se anteciparam e, por via das dúvidas,
não cansam de me dizer o que sentem por mim.

Aos que não receberem, 
Seja por burrice do computador ou por ignorância da digitadora, 
Também não se preocupem! 
Ei! Prá que serve telepatia? 
Eu mandarei e sei que vocês já até responderam!

Já combinamos que o meu pedido é estranho.
Mas vocês, que me conhecem, sabem que posso ser assim mesmo.
Meio esquisita. Sem noção.
Também posso ser Tijolo.
Amiga-mais-velha-que-nem-parece-tão-velha. 
Charmosa da Urca. Palhaça. Chata!
Morenight Cawboy. 
Morena. Mô. Momô.
Mãe-Me-Poupe!
Ou simplesmente, Silvinha.

Na hora combinada, eu estarei aqui, do meu lado, 
abraçando cada um de vocês ao mesmo tempo.
Escrevo para todos de maneira conjunta, pois os considero,
unanimemente, indispensáveis para mim.
(hum...que construções são essas, ó de vós, que sabeis um pouco mais de Português?)
E, ei! É com você mesmo! Reparou que adoro substantivos compostos?
Gosto de inventá-los. Já deu para perceber?
Poucas palavras não me bastam.

Porém, vou enviar a mensagem separadamente, 
para que possamos ter um último momento, só nosso, ainda este ano.
Vocês não saberão ao certo quem são, entre si.
Vai com cópia oculta, hahá! 
Isso não importa! Nessa hora, vocês serão SÓ MEUS!
E não entregarei sua identidade nem amarrada!
Nem sob a ameaça de comer jaca!
Business is sagrado. 
Tornei-me uma pessoa possessiva e ciumenta dos meus momentos especiais.

Ainda está um pouco cedo para mandar esta mensagem.
Mas porque deixar para amanhã o que se pode viver hoje, não é mesmo?
Besides, vocês sabem que faço tudo por um bom atalho.
Praticidade, pressa, esse é meu nome!
Desta forma, a mensagem chegará logo.
Será mais difícil de vocês não a receberem...

Usando minha prerrogativa da licença poética,
Mando  um enormíssimo grande beijo para todos.

For now!


PS: Perdoem-me pela breguice das palavras.
Mas vocês também sabem:
ADOOOOORO ser brega.
É a simplicidade na sua mais pura forma. 

E para fechar, um clichê: 
(mais uma palavra chique...Hoje estou me superando...)


Há coisa mais brega do que o amor??

2 comentários: