sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Do meu ateísmo


Do meu ateísmo
Silvia Britto

Sou constantemente desrespeitada e questionada pela minha "não fé". Sinto-me desconfortável, principalmente por nunca haver desrespeitado nem questionado a fé de outrem. Por isso, senti a necessidade de falar um pouco sobre isso.
Não! Não acredito em um Deus supremo que a todos pune e controla. Sim! Acredito em um conjunto de sentimentos e atitudes que norteiam o comportamento dos seres humanos e que produzem consequências no mundo que chamo de "real". É a chamada Lei do Retorno.
Ninguém exerce sua religiosidade de forma idêntica. Ninguém é católico, espírita, muçulmano ou judeu da mesma forma. Acredito que há tantas religiões quanto o número de pessoas que nelas creem.
Também eu tenho a minha "religião" e o meu "Deus". O meu, é o Deus das Pequenas Coisas. Alguém a quem criei para melhor tentar explicar-me ao massacrante mundo dos religiosos. Um Deus que vê beleza e encantamento nas pequenas coisas da vida, como uma simples joaninha vagando sem rumo pela grama de um jardim qualquer. Sinto que, na minha não religiosidade e ateísmo, sou muito mais amorosa, caridosa e generosa do que muitos beatos de primeira fila nas igrejas.
Repetindo-me, não creio em um único Deus, soberano e temível, que pune pessoas de forma firme e irreversível. Isso seria dar muito poder a uma só criatura e uma excelente maneira de eximir-se da própria culpa e responsabilidade pelos nossos próprios atos.
Acredito no perdão. Mas esse nos é concedido por nós mesmos. Nosso Paraíso e Inferno são aqui e agora. Somos nós que escolhemos por qual caminho seguir. Somos todos, ao mesmo tempo, santos e demônios. Assim foi, assim é, e assim sempre será.
Portanto, amigos, religiosos ou não, ateus ou não, o importante é que sigamos sempre em harmonia e com a certeza maior que crença é uma questão interior. Que cada um cuide da sua e faça suas escolhas da forma mais ética e amorosa que nossos corações nos permitirem.
Sem mais, amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário