segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Alô torcida do Flamengo! Aquele abraço!


Alô torcida do Flamengo! Aquele abraço!
Silvia Britto

Incomodada com as constantes críticas à minha amada e Gloriosa torcida, principalmente em relação ao seu número e à sua qualidade, é que resolvi escrever este pequeno texto dizendo o que sinto a esse respeito. Como essas críticas, normalmente, vêm da imensa torcida rubro-negra, é a ela que direciono minhas palavras.
Inquestionável que uma torcida ajuda o time. E muito. Porém, está mais do que provado que tamanho não é documento. Fosse assim, todos os títulos brasileiros, quiçá mundiais, seriam abocanhados pela torcida do Flamengo, que talvez os cedesse, raramente, à torcida corintiana. Entretanto, não é isso que se vê acontecendo.
Obviamente, por ser uma das maiores torcidas do mundo, a do Flamengo sempre terá de tudo muito. Maior quantidade de ladrões, e de gente do bem... Maior quantidade de mulheres feias e de mulheres lindas... Maior quantidade de arrogantes e de pessoas de bom senso. Maior quantidade de torcedores apaixonados e de torcedores de "modinha".
Mas volto a dizer que torcida não ganha jogo. Seria bom que a imensa torcida flamenguista conseguisse parar de esconder-se atrás de seu número e pudesse competir na qualidade de seus jogadores. Infelizmente, não é o que acontece. Com um time sofrível, consegue chegar à Libertadores. Vão falar dos 4 x 0 contra o meu amado Fogão? Sinto muito mas tenho que discordar que foi por superioridade técnica. Aquela inexplicável derrota, até mesmo para amigos flamenguistas, deveu-se unicamente à incapacidade do Botafogo de manter-se em pé em campo. Espero um dia conseguir desvendar esse mistério. Portanto, não foi glória do time do Flamengo, foi incompetência do meu querido Glorioso.
Mas futebol é assim mesmo. E tenho que concordar que a minha amada Cachorrada é muito crítica e exigente. Quando quer, faz o Maraca virar um sonho de encantamento, como ontem. Porém, revoltar-se com as má fases do time não é uma qualidade apenas de Botafoguenses.
Aliás, lotar o Maraca em todos os jogos, já que é uma das maiores torcidas do mundo, é mais do que obrigação para os flamenguistas. Mas isso é coisa que não vi acontecer. Vi estádios vazios na maior parte dos jogos, cheios apenas quando havia chance de algo de bom acontecer. Como em todas as demais torcidas. Desse realmente todo esse apoio, esgoelado aos quatro ventos por seus componentes,  ao time, a torcida do Flamengo faria dele um dos times mais ricos do mundo.
Portanto, amigos flamenguistas, não me venham falar em tamanho e paixão. Proporcionalmente falando, vocês estão muito aquém da sua obrigação. Reiterando, tamanho importa, e muito! Mas não é, e nunca será, documento. Goza melhor, quem sabe usar o brinquedo que, neste caso, é a bola!

Alô torcida do Flamengo! Aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário