domingo, 8 de setembro de 2013

Vestígios

Vestígios
Silvia Britto

Por mais que eu tente, volte às palavras passadas e aos momentos vividos em busca de vestígios de cumplicidade de um amor, só encontro mais e mais certezas de que fui apenas mais uma a preencher um tempo no espaço. A preencher o efêmero desejo de quem não se entrega ao amor.
Pelo menos, eu acreditei naquele sentimento e pude transbordar o que trazia dentro de mim. Amar, e amar muito, já é quase cem por cento do caminho. A completude depende apenas daqueles fatídicos 2 por cento que vêm do outro: um por cento de verdade e um por cento de cumplicidade.
Busquei o resgate dessa paixão por achar que havia possibilidade de totalizar cem por cento. Por isso mexo e remexo nesse baú de textos e memórias. Infelizmente, só encontro desamor e falta de carinho com a minha entrega.
Não queria que assim fosse. Nunca ficamos felizes com a falta de reciprocidade. Mas por mais que estivesse entregue, estava sozinha. Estava renegada a ser fonte de comentários maldosos de amantes possessivas e ciumentas. Era objeto de deboche por amar tanto e acreditar no amor. Estava sendo mal cuidada por quem julguei me amar.
Não lamento. Aprendo. Aprendo? Acho que não. A vida não me ensinou a dosar a minha entrega e o meu amor. Tanto melhor. Saio no lucro de ter vivido um sentimento puro e bonito, embora não recíproco.
Por quem não soube entender-me e aproveitar-me, sinto carinho. Não me entendam mal. Não sou nenhuma idiota, mal amada, santa ou deprimida. Sinto carinho porque essa é a minha natureza. Carinho pelos meus doadores e pelos meus usurpadores. Espero de coração que consigam ver sua imagem no espelho empoeirado de suas almas e que ainda dê tempo de resgatar esse sentimento tão maravilhoso chamado coragem.
E eu? Ah! Eu sigo por aí com mais uma linda decepção nas costas para enriquecer a minha estrada. Quem não tem medo de voar, nunca terá medo de cair.
E vamos à praia, que o sol está morto de desejo de me abraçar e o mar de me lamber!

2 comentários:

  1. ...e que vc seja abraçada,lambida e devorada pela natureza que a cerca.Força GUERREIRA,pois vc tem tudo e mais um POUCÃO para BRILHAR...
    PARABÉNS por tão BELO texto de reflexões íntimas e sinceras que fazem parte de uma grande maioria dos seres humanos.Um grande Bjuuuu e OBRIGADUUUU por me presentear com esta DÁDIVA!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a você, que faz minha ousadia de escrever valer a pena! Beijo enorme, José Araújo!

    ResponderExcluir