quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Carpe Diem

Carpe Diem
Silvia Britto

Acredita-se que o homem seja o único animal consciente da própria morte, fazendo com que o medo do fim seja um companheiro constante desde o momento em que  compreendemos essa verdade absoluta. Com isso, esquecemo-nos de viver o presente.

Obviamente, tudo que gera medo é sempre alvo de exploração da mídia. A imprensa mundial não cansa de explorá-lo, fazendo com que uma coisa mais do que natural torne-se o centro de nossas angústias diárias.

Isso faz com que o homem ganhe uma perspectiva falsa da própria existência. Acha-se  a grande mola propulsora do mundo. Acredita que o mundo só é possível por causa dele e clama que, com o seu desaparecimento da face da terra, tudo findará e o mundo deixará de existir.

Visão arrogante, que faz com que a esmagadora maioria das pessoas projetem suas vidas num futuro perfeito onde, ingenuamente, acreditam que o planejamento fará que com seu tempo na Terra seja o mais proveitoso possível.

O tempo e a vida são efêmeros. A vida pode estar resumida a hoje.  Portanto, nada mais sábio e verdadeiro do que o ensinamento resumido na frase latina: "Carpe diem". Aproveitemos o momento.Vivamos o presente. Para que antecipar a morte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário