terça-feira, 23 de julho de 2013

A jornada jovem de Francisco


A jornada jovem de Francisco
Silvia Britto

Sempre senti uma aversão profunda à religião e sou absolutamente contra qualquer tipo de fanatismo, menos pelo Botafogo, é claro, rsrs. Confesso que estava profundamente incomodada e mesmo preconceituosa com a invasão do Rio por uma multidão de pessoas unidas em torno da fé. Porém, como não sou intolerante, calei-me e abstive-me de emitir qualquer opinião pessoal sobre o assunto.
Também não é de meu feitio ser uma pessoa engessada e prisioneira de minhas opiniões. Estou sempre aberta a mudanças de opinião. E é isso que venho aqui, ora admitir. Tive que ir ao Centro do Rio resolver umas pendências e o que vi me encantou. A Rio Branco está em festa! Milhares de grupos de jovens, do mundo todo, passam pra lá e pra cá, entoando canções e levando bandeiras de seus países, com orgulho e alegria estampados nos rostos. Os rostos corados e os olhos brilhantes, deixam bem clara a sua juventude e alegria. Confesso até mesmo uma certa inveja de não estar fazendo parte daquela bagunça sadia! Adoro uma molecagem do bem.
Todos vieram saudar o novo Papa, Francisco. Esse, por sua vez, como quem não quer nada, também cultivou-me a simpatia com seus olhos sorridentes e evidente carisma. Adoro os que sorriem pelos olhos. Tudo bem que não chega a ser exatamente um Chiquinho de Assis, esse sim, um grande exemplo de homem para mim. Mas se não me cativou pela sua religiosidade, o fez pela sua extravagante bondade e inteligência. Sim, pois só pessoas inteligentes conseguem emanar a aura de adoração dos fiéis, pelas ruas do Rio, em carro aberto e lado a lado com o povo, como ele fez.
Francisco disse:  “a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”.  E eu digo, bem vindo Chiquinho! A festa em sua homenagem está linda, como deve ser a vida, irradiando sua simplicidade e alegria. Aproveite e tente transmitir a nossos políticos os ensinamentos de Francisco de Assis. Quem sabe assim eles não se tocam que a verdadeira riqueza é aquela que é compartilhada? Assim seja. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário